Marketing para Novos Restaurantes [Guia Completo]

Marketing para Novos Restaurantes [Guia Completo]

Use essas estratégias de marketing para anunciar seu novo restaurante!

Postado por Victor Delgadillo a 11 de novembro de 2021

Você quer aprender como divulgar o seu novo restaurante?

Ter um restaurante novo sem clientes pode ser um desafio, especialmente se você não souber como começar a publicizá-lo.

É por isso que é importante ter uma estratégia de marketing quando o restaurante ainda está em fase de planejamento.

Neste artigo, falarei sobre como você pode anunciar a abertura de um restaurante. Também vou abordar:

  • a importância do marketing para um novo restaurante;
  • o que você deve fazer antes de começar sua estratégia de marketing;
  • um simples guia sobre como e quando começar a fazer publicidade a um restaurante;
  • e as diferentes estratégias que você deve usar.

Este artigo contém tudo o que você precisa para começar a criar uma estratégia de marketing para seu novo restaurante a partir do zero. É importante observar que esse artigo será útil, independente de sua experiência em marketing.

Vamos começar!

Importância do marketing para um novo restaurante

Rua com restaurantes de ambos os lados

Como referi na introdução, ter uma estratégia de marketing desde o momento em que você começa a criar o plano de negócio de seu restaurante é fundamental.

Isso porque os negócios dependem de seus clientes para funcionar.

E, claro, se o seu negócio for novo e não houver informações disponíveis para o seu público-alvo encontrar, os clientes simplesmente nunca saberão de sua existência.

Na indústria da restauração, a estratégia de marketing desempenha um papel ligeiramente diferente do que desempenha para outros tipos de negócios.

Por quê? Porque seu público-alvo pode saber que há um novo restaurante na cidade, o que significa que o marketing de restaurante não é apenas sobre a informação aos clientes.

O papel do marketing é ampliar o alcance de seu restaurante para atrair clientes, informá-los, conectar-se com eles, convertê-los, e então mantê-los voltando.

Um restaurante novo deve se concentrar intensamente nas três primeiras partes desse processo para atrair a maioria dos clientes no início — para mantê-los voltando, oferecer um serviço extraordinariamente bom.

Mas deixe-me parar aqui mesmo porque os seus esforços de marketing não podem começar de imediato — eles começam com uma análise de mercado.

A análise ou estudo de mercado é o que lhe dará as instruções a seguir para definir sua estratégia de marketing.

Além disso, dá-lhe também possíveis indicadores do nível de sucesso de seu restaurante, embora você deva levá-los em conta com cautela e manter suas expectativas realistas em todos os momentos.

Como realizar um estudo de mercado?

Reunião de agência de marketing

Realizar um estudo de mercado é bastante caro e complicado, portanto, minha recomendação é que você o deixe nas mãos de profissionais e procure orientação.

Isso lhe dará resultados mais precisos e acionáveis para definir sua estratégia de marketing.

Dito isto, há algumas estratégias que você pode usar para definir sua estratégia de marketing sem gastar muito dinheiro — que você pode investir mais tarde com a estratégia real.

Para que você o faça da melhor maneira possível, é uma boa ideia fazer uma abordagem quase científica da tarefa e seguir os passos compartilhados abaixo.

1. Defina seus objetivos para o estudo de mercado

Para fazer uma análise eficaz do mercado, você deve criar um objetivo específico ou uma série de objetivos a serem alcançados.

Pode ser qualquer coisa, no entanto, é uma boa ideia se concentrar em que fatores deve saber antes de abrir seus negócio para definir sua estratégia de marketing.

A melhor abordagem é criar perguntas importantes e depois respondê-las com o estudo. Alguns exemplos:

Concorrência direta:

  • Qual é a concorrência direta?
  • Que estratégias estão usando nas redes sociais?
  • Que impacto terá isso sobre meu negócio?
  • Como posso vencê-los?

Estude o ambiente envolvente do local

  • Que tipo de pessoas passam pelo local?
  • Como é o fluxo de pessoas em frente ao local?
  • O que cerca o local do restaurante?
  • Que ameaças existem perto do local? Por exemplo, concorrência, um depósito de lixo, áreas ruidosas, ou áreas perigosas da cidade.

Quem é meu cliente ou comprador ideal?

  • Como seria meu cliente perfeito?
  • Quais são suas preferências e hábitos de consumo?
  • Quais são os pontos negativos quando vão a um restaurante?

Descubra o que as pessoas pensam de sua proposta gastronômica

Hambúrguer deliciosor
  • Será que meu produto é viável na região/localidade?
  • Há uma audiência para o meu produto?

Observação: As respostas a essas perguntas são muito importantes, e podem acabar alterando seu conceito, sua oferta gastronômica e até impedindo-o de abrir seu restaurante. Você deve fazê-las o mais rápido possível!

Quais são as tendências gastronômicas locais?

  • Quais são os restaurantes mais visitados da cidade?
  • Quais deles atraem a maior porcentagem do meu público-alvo?

Estude outros negócios locais que não sejam concorrência direta

  • Que outros negócios estão próximos ao meu restaurante?
  • Quais são os que recebem mais tráfego?
  • Que estratégias de marketing eles usam?

Esses dados são vitais para qualquer proprietário de um novo restaurante ou alguém que ainda esteja em fase de planejamento.

Mesmo assim, é muito importante que você defina objetivos específicos para o estudo, porque dessa maneira você poderá usar os métodos mais eficazes para obter resultados.

2. Escolha um método analítico apropriado

O método que você escolher para coletar os dados ou responder às perguntas que fez tem grande impacto sobre os resultados de seu estudo. Recomendo que você escolha métodos diferentes. Os mais comuns são os seguintes:

Inquéritos presenciais

Os inquéritos são simples, relativamente baratos, e fáceis de realizar.

Você deve escolher um lugar perto de seu restaurante, criar um formulário com as perguntas corretas e começar a preencher o formulário com as respostas dos respondentes.

Você pode realizá-los em vários lugares, como nas proximidades de sua localidade, num raio designado perto de sua localidade, em feiras de alimentos, entre empresários experientes, e em todos os tipos de eventos.

Grupos de discussão

Esse método é um pouco mais complexo, caro e arriscado, porque há várias influências que podem alterar o resultado final, por exemplo, a neutralidade da pessoa que realiza o estudo, ou a influência dos próprios membros do grupo.

Além disso, os grupos de discussão não são tão eficazes para fazer pesquisas profundas, como compreender as necessidades de seus clientes ou elaborar perfis pessoais dos compradores — entrevistas e pesquisas presenciais são mais adequadas para isso.

Ainda assim, se você conseguir fazê-lo corretamente, esse método pode lhe dar ótimas ideias para aplicar e trazer benefícios a seu negócio later.

Entrevistas diretas

direct inteview

Basta entrevistar várias pessoas individualmente para obter informações ou respostas a perguntas específicas que você tenha definido como seus objetivos.

Esse método é um pouco mais enfadonho e demorado, mas lhe dará um vislumbre muito valioso da opinião do consumidor.

O estudo direto da concorrência

Disfarce-se de cliente e visite o restaurante de sua concorrência. Preste atenção a todos os detalhes importantes que você deseja saber sobre sua concorrência e tome notas.

Estude o perfil online de sua concorrência

Apenas visitando as redes sociais, as páginas da internet, os canais de contato e as avaliações de sua concorrência, você poderá saber o que eles estão fazendo com relação ao marketing, os serviços que oferecem e seus erros.

Tudo o que você puder descobrir pode ser usado a seu favor!

Ferramentas online

Redes sociais, sites de revisão, fóruns, páginas da web, revistas digitais e muito mais podem ajudar você a obter informações valiosas sobre o mercado local.

Além disso, você pode usar ferramentas como o Google Forms para criar pesquisas e aplicá-las online de forma gratuita. Você também pode usar publicidade paga no Facebook com formulários, pesquisas no Instagram, e muito mais.

Para não mencionar os serviços de sondagens online.

3. Estude os resultados

Estude todos os resultados e respostas que obtiver para definir uma resposta final aos objetivos que você definiu para seu estudo.

Se você conseguiu obter uma resposta para cada pergunta, está mais perto de concluir o estudo de mercado e anexá-lo ao seu plano de negócios.

Mas não sem antes seguir os dois passos seguintes.

4. Defina seu público-alvo e seu perfil de cliente

Perfil de cliente

Seu público-alvo corresponde à descrição geral das pessoas que frequentarão seu restaurante. O perfil do cliente é um perfil hipotético de uma pessoa que faz parte do público-alvo, mas que lhe dá dados mais específicos e humanos — é basicamente dar um rosto e um nome a seus clientes.

Eis um exemplo de um público-alvo:

O público-alvo do meu restaurante são pessoas de 18 a 26 anos, solteiras, estudantes, com renda abaixo da média, que querem ir a um restaurante com opções veganas e vegetarianas de baixo custo, e que aceitam animais de estimação.

E agora um exemplo de um perfil de cliente:

Maria é estudante de programação na universidade local, trabalha de casa como programadora freelancer.

Ela tem um cão adotado. Seus interesses são ioga, organizações de apoio em favor do meio ambiente e justiça laboral para com as mulheres.

Além disso, ela quer ter uma dieta vegana equilibrada, que tenha um baixo impacto sobre o meio ambiente, e que seja barata, por isso ela quer encontrar um restaurante que cumpra essas características.

A definição dos dois aspectos lhe dará mais uma maneira de definir as necessidades de seus clientes, e mais tarde, de satisfazer essas necessidades com seu restaurante.

Quanto mais detalhados forem sobre a mentalidade, a personalidade e as emoções de seus clientes, melhor.

Estratégias de marketing que você deve aplicar desde o primeiro dia

Quando você tiver todas as informações necessárias sobre seu público-alvo e seu perfil de cliente, é chegada a hora de começar a aplicar estratégias básicas.

As seguintes estratégias são bastante simples, porém, serão muito úteis se você estiver encarregado do marketing de seu restaurante, se você quiser fazer publicidade a baixo custo, ou se você não quiser usar a ajuda de uma agência de marketing.

Branding – A estratégia n.º 1

Branding é a primeira estratégia que você deve aplicar.

Branding é um compêndio de valores, ações, elementos gráficos, elementos do serviço de seu restaurante, e muito mais que servem como ferramenta para construir e manter sua marca na mente de seu público-alvo.

Em suma, trata-se de criar um roteiro de personalidade bem estudado, e aplicá-lo a todos os aspetos de seu negócio, desde os preços de seus pratos até a cor ou desenho dos guardanapos que usa para o serviço, e, é claro, que tudo seja consistente.

O branding de sua empresa não é uma opção — mesmo que você não o faça diretamente, ele já faz parte de seu restaurante.

Por quê? Porque seu restaurante, em sua totalidade, é seu instrumento de branding.

Ter uma estratégia de branding ajuda a ter controle sobre a maneira como sua marca cresce e se comporta e, é claro, um pouco mais de controle na maneira como seus clientes o enxergam. É por isso que o branding é importante.

Esses são os passos que você deve seguir para criar sua estratégia de branding:

1. Crie sua marca interna

A primeira coisa que você deve definir é a marca interna. A marca interna de seu restaurante são seus valores, sua missão e sua visão.

A marca interna de seu restaurante é vital porque é a essência que mantém seu restaurante em movimento, e é o que lhe permitirá:

  • atrair clientes que se conectam com seu restaurante;
  • e atrair funcionários que se conectem com seu restaurante, e que se tornem embaixadores de sua marca através dos diferentes aspectos de seu negócio, tais como seu serviço, ou de suas redes sociais.

Esse é o primeiro passo, porque define o que é realmente o seu negócio, além do aspecto financeiro e empresarial.

2. Defina seu público-alvo e seu perfil de cliente

Conhecer seu público é crucial antes dos próximos passos, já que é o que lhe permitirá definir os seguintes elementos de sua marca, para que possa usá-los para alcançar seu público-alvo e se conectar.

3. Estude sua concorrência e defina sua posição no mercado

Dados sobre marketing

O terceiro aspecto é estudar sua concorrência e definir sua posição no mercado.

Isso vai ajudá-lo a identificar as estratégias que a concorrência está aplicando, se forem bem-sucedidas, ou melhor ainda, identificar os erros que estão cometendo.

Assim você pode evitar os erros deles, criando uma marca única e original para seu restaurante.

4. Defina sua marca e sua personalidade

Este passo começa com base nos anteriores, onde, uma vez definidos esses aspectos, você pode começar a criar uma personalidade para sua marca que seja eficaz na conexão com seus clientes.

A personalidade de seu restaurante deve repercutir na personalidade de seus clientes, de modo que seu restaurante seja o que satisfaz as necessidades identificadas no estudo de mercado, a personalidade do comprador e seu público-alvo.

5. Defina sua voz, sua história, seu nome e seu slogan

Uma vez definida a personalidade de sua marca, é hora de definir por escrito os diferentes elementos que o ajudarão a promover essa marca.

Isso inclui o nome de seu restaurante, sua história, seu slogan e o tom ou voz que você usará para se comunicar com seu público-alvo.

6. Defina sua identidade visual

A identidade visual é tudo o que está relacionado com os aspectos físicos e virtuais de seu restaurante.

Isso inclui logotipos, slogans, banners, anúncios, as cores de seu restaurante, as cores de seu website, e muito mais.

Mais uma vez, isso deve estar de acordo com as emoções e a mensagem que deseja transmitir, que, por sua vez, se baseiam na voz e na história do restaurante.

7. Defina outros elementos de sua marca

Nessa etapa, você deve definir os aspectos ligados à personalidade e à identidade da marca.

Assim, você deve começar a trabalhar em detalhes que o ajudem a impulsionar esses aspectos. Entre eles estão a definição da infraestrutura tecnológica de seu restaurante, seu ponto de venda, seus roteiros de serviço, e muito mais.

8. Identifique seus canais

Cliente usando mídias sociais

Nessa etapa, você deve identificar os canais do seu restaurante, principalmente no que se refere à sua estratégia de marketing digital. Recomendo a leitura do nosso artigo sobre o assunto para que você possa definir facilmente este ponto de sua estratégia de marca.

9. Comece sua estratégia

Comece a usar sua estratégia de branding e sua estratégia de marketing online com a marca que deseja construir e que você definiu nas etapas anteriores.

É muito importante que, a partir de agora, você comece a prestar atenção às reações dos clientes, às interações e a outros detalhes que possam ajudar você a medir os resultados de sua estratégia.

10. Avalie seus resultados, atualize sua estratégia e comece de novo

Depois de algum tempo de aplicação de sua estratégia de branding, você pode começar a medir seus resultados com métodos simples, tais como pesquisas de satisfação em seu restaurante, em redes sociais, na internet, através das avaliações online de seu restaurante, e muito mais.

Isso vai ajudar a colocar as últimas modificações em sua estratégia para melhor adaptá-la ao mercado e maximizar seus resultados.

Marketing nas mídias sociais

Depois de definir sua estratégia de branding, você pode aplicar esta e as outras estratégias que menciono a seguir.

Sua estratégia de marketing nas mídias sociais é muito importante porque a maioria das pessoas usa diferentes mídias sociais todos os dias.

Por isso, seu restaurante deve ter presença nessas redes sociais e aplicar os diferentes aspectos nelas definidos pela estratégia de branding.

Estes são os passos para criar uma estratégia eficaz de marketing nas redes sociais:

1. Defina as redes sociais de seu público-alvo

Isso é algo que você já fez com sua estratégia de branding e também ao conduzir um estudo de mercado para definir seu público-alvo e perfil de cliente.

Uma vez conhecidas as redes sociais que usam e que são mais eficazes para distribuir conteúdo sobre seu restaurante, passe para o próximo passo.

2. Crie perfis nas mídias sociais

Este passo é simples — criar perfis em todas as redes sociais que seu público-alvo utiliza.

Mais uma vez, é preciso usar elementos coerentes com a marca de seu restaurante. Isso inclui:

  • logotipos;
  • banners;
  • nomes, slogans e descrições de perfil/página;

e muito mais.

Lembre-se também de acrescentar os detalhes de seu restaurante, tais como endereço e horário de funcionamento, ligar as diferentes redes sociais e, é claro, seu website.

É uma boa ideia abrir uma rede social para seu restaurante imediatamente após a definição de sua estratégia de branding.

3. Adapte o conteúdo ao canal

Dependendo da mídia social favorita de seu público-alvo, você precisará usar diferentes tipos de marketing de conteúdo para se adequar ao canal específico.

Por exemplo, se seu público-alvo usa Facebook ou Instagram — agora "Meta" — você deve usar imagens de alta qualidade relacionadas ao seu restaurante.

Deve usar também texto, hashtags e outros elementos que o ajudem a manter uma voz coerente com sua estratégia de branding.

E da mesma forma para as diferentes redes sociais. Vídeos para TikTok, YouTube, Instagram Reels, Twitter, e muito mais.

4. Estude seus resultados e melhore sua estratégia

O que há de bom no marketing de redes sociais é que ele também permite estudar as diferentes interações de seu público-alvo para otimizar seu conteúdo.

Por exemplo, pode verificar quais são as publicações que geram mais curtidas, que tipo de vídeos têm mais visualizações, e muito mais.

E então poderá simplesmente otimizar seus vídeos para melhor adequar o conteúdo aos gostos de sua audiência.

Crie um website

Desenhando um website para um restaurante

A criação de um website também é fundamental para o marketing de um novo restaurante.

Como nas mídias sociais, é uma boa ideia criar um website o mais rápido possível após a definição do branding de seu restaurante.

Por quê?

Porque dessa forma você pode ter mais tempo para posicionar seu website usando práticas de SEO (otimização para motores de busca) local.

Além disso, você também pode usar SEM (marketing nos motores de busca) básico para classificar seu site localmente mais rápido com anúncios pagos.

Escrevemos um excelente artigo que lhe ensina os melhores métodos para criar um website para seu restaurante.

Crie promoções de abertura

As promoções de abertura são também uma excelente oportunidade para facilitar a exposição de seu restaurante. Mas, antes de começar a criar essas promoções, é preciso dispor de uma infraestrutura sólida onde seu público possa ver essas informações.

Se você tem prestado atenção, neste momento terá páginas de mídia social ativas e sites ativos para fazer isso.

As promoções de abertura podem ser qualquer coisa, desde certas comidas grátis, ou bebidas grátis, ou música ao vivo, e muito mais.

Recomendo a leitura de nosso artigo sobre como organizar a grande abertura de um restaurante para que você aplique todas as dicas corretas antes do grande dia.

Marketing de influencers

O marketing de influencers também é uma boa ideia. Isso consiste em uma parceria com influencers ou celebridades locais que possam atrair seus seguidores ao seu restaurante.

O processo para conseguir essa colaboração dependerá diretamente de cada influencer e de suas práticas para esse tipo de evento.

Por exemplo, talvez você só precise contatá-los através de suas redes sociais, e marcar uma visita.

Mas alguns influencers podem ter horários mais apertados — em geral, quanto mais famoso é o influencers, mais difícil é conseguir sua atenção.

Além disso, há diferentes tipos de colaborações que pode realizar com os influencers.

  • tirar fotos enquanto estiverem comendo em seu restaurante;
  • o influencer recomenda seu restaurante nas redes sociais;
  • o influencer cria vídeos recomendando seu restaurante;
  • o influencer colabora com você, como por exemplo, faz várias publicações em conjunto, histórias do Instagram, fotos, reels, e muito mais.
  • o influencer faz vídeos no YouTube sobre sua experiência no seu restaurante.

Alguns influencers podem até estar abertos a se tornarem parte de sua imagem de marca, como modelos, em propagandas, em comerciais de TV locais, e mais — embora, é claro, isso possa ser mais caro.

Mesmo assim, tudo isso pode beneficiar muito seu restaurante se você escolher o influencer certo!

A aplicação destas estratégias dará exposição a seu novo restaurante!

O mais importante da propaganda de um novo restaurante é simplesmente maximizar o alcance de sua divulgação aos olhos de seu público-alvo.

Muito do marketing consiste em segmentar bem seu público-alvo, conhecendo-o, reconhecendo onde pode encontrá-lo, e muito mais coisas que têm mais a ver com seus clientes do que com seu negócio.

Portanto, a parte mais importante é essa — estude bem seus clientes, e vender-lhes a ideia de seu restaurante será muito mais fácil.

Ainda não começou a fazer marketing do seu novo restaurante? Comece logo!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes