Os benefícios do software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem

Os benefícios do software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem

Aprenda aqui sobre os benefícios do software de restaurante baseado em nuvem, como o software de PDV de restaurante, para pequenas empresas.

Postado por Victor Delgadillo a 15 de agosto de 2023

O software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem é hoje um produto básico da indústria em empresas alimentícias de todos os tamanhos. Existem inúmeros benefícios em usar este tipo de software para gerenciar seu restaurante. Independentemente de qual você escolher, todos eles vêm com inúmeras ferramentas que você pode aproveitar para melhorar seu negócio. Neste artigo, abordaremos os benefícios da implementação de software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem em sua empresa. Vamos começar!

O que é software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem?

nuvem com plug ethernet para simbolizar software baseado em nuvem

O software de gerenciamento de restaurantes é um conjunto de ferramentas que você pode usar para acompanhar diferentes métricas, como vendas e negócios repetidos, entre outras coisas. Alguns possuem recursos mais avançados, como sistemas de CRM e funções de gerenciamento de estoque, que são extremamente úteis para administrar um restaurante no dia a dia em um único painel integrado.

A principal diferença entre o software de gerenciamento de restaurantes local e baseado na nuvem é que o último é mais leve e simples quando se trata de implementação. Por exemplo, os sistemas baseados em nuvem geralmente não exigem instalações de software especiais e têm requisitos gerais de hardware mais baixos. Além disso, eles geralmente têm ferramentas on-line mais integradas que podem tornar as operações diárias mais eficientes – por exemplo, integração com outros aplicativos ou softwares de terceiros. Por fim, eles são mais fáceis de solucionar em caso de problemas, o que é vital quando você opera um software que mantém seu restaurante funcionando. No caso de software local, normalmente você precisa ligar para o suporte ao cliente e aguardar a chegada de um técnico certificado, o que não é nada bom para os negócios.

Benefícios do software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem

programador trabalhando na codificação de software

Há inúmeros benefícios em usar software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem, e eles se aplicam a empresas de diferentes tamanhos e tipos. Por exemplo, um pequeno restaurante pode beneficiar de poupanças de custos através da redução dos custos de hardware e TI. Esta é facilmente uma das maiores vantagens, considerando que a maioria dos softwares de gerenciamento locais requer hardware proprietário para funcionar, o que pode ser muito mais caro do que soluções de hardware não comerciais. Por outro lado, negócios como franquias de todos os portes e alcances também se beneficiam da escalabilidade do software, o que, mais uma vez, reduz despesas de configuração em diferentes ramos de negócios. Também há muito a dizer sobre o aumento da eficiência e produtividade nas operações dos restaurantes devido à facilidade de utilização e adaptação destes sistemas ao fluxo de trabalho de um restaurante. A maioria dessas soluções se concentra em facilitar processos como os seguintes:

  • Comunicação e colaboração dentro do restaurante entre as equipes de atendimento e de apoio
  • Experiência aprimorada do cliente por meio de melhor gerenciamento e rastreamento de pedidos
  • Operações mais rápidas em geral
  • Gestão de estoque e cadeia de suprimentos
  • Acesso a dados, relatórios e análises em tempo real para uma melhor tomada de decisões para equipes administrativas

Alguns deles também têm soluções integradas, como lojas on-line para entrega, entrega e até mesmo serviço interno sem contato ou sem menu, para que os clientes possam fazer pedidos a partir de seus dispositivos inteligentes.

Outros recursos importantes do software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem

equipamento de software pos de restaurante sendo usado

Existem alguns outros recursos que fazem com que aplicativos específicos de gerenciamento de restaurantes baseados em nuvem se destaquem de seus concorrentes. Estas são soluções de qualidade de vida aparentemente pequenas, mas bem pensadas para proprietários e gestores de restaurantes.

  • Gerenciamento de pedidos e entregas on-line. Isso é especialmente importante para cozinhas fantasmas e restaurantes que recebem um grande fluxo de pedidos online.
  • Sistema de gerenciamento e reserva de mesas. Eles são vitais para restaurantes de médio a alto padrão que se beneficiam muito com estratégias repetidas de negócios e de fidelização de clientes.
  • Agendamento de funcionários e gerenciamento de folha de pagamento. Eles são altamente úteis para RH, contabilidade e gerenciamento de recursos de pessoal.

É claro que estes são aspectos menores do software de gestão de restaurantes, por isso nem todas as soluções os consideram. É por isso que você deve ser minucioso ao selecionar o software certo para o seu restaurante.

Escolhendo o software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem certo para o seu negócio

cara pensando em como escolher a posição certa para seu restaurante

Até agora, você provavelmente já entende por que escolher o software certo para o seu restaurante é tão importante. Vamos falar sobre os fatores que você deve considerar ao escolher um fornecedor de software e as principais perguntas a serem feitas antes de tomar uma decisão. Abaixo, examinarei alguns cenários que podem ajudá-lo a discernir sua situação, bem como examinarei as etapas que recomendo que você siga para escolher um no final.

Cenário 1 – Um restaurante e você não tem experiência

Quando você abre um novo restaurante e não possui um software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem para o seu negócio, há duas coisas que eu recomendo que você faça, dependendo da sua situação específica. O mesmo se aplica aos restaurantes existentes sem software de gestão. A primeira é caso você não tenha experiência em administrar um restaurante . Se essa for a sua situação, eu recomendo fortemente que você faça as coisas da “maneira mais difícil” e se acostume a administrar seu restaurante sem ferramentas. Por que? Porque essa é a melhor maneira de aprender como gerenciar totalmente o seu negócio do zero – quando você é forçado a começar a correr. Essa também é a única opção se você estiver iniciando um negócio de alimentos com um orçamento baixo. Novamente, você não está perdendo nada fazendo as coisas da maneira mais difícil, você apenas está ganhando experiência administrando um restaurante apenas com o conhecimento que pode ter e sua adaptabilidade. Também não há nada de errado em seguir o caminho mais fácil. Ainda assim, se algo falhar com seu software de gerenciamento e você tiver que fazer as coisas da maneira mais difícil, pelo menos não terá que fechar seu restaurante por hoje porque tem o conhecimento necessário. E, por experiência própria, posso dizer-lhe que as coisas falham frequentemente nos restaurantes!

Cenário 2 – Um restaurante e você tem experiência

gerente de restaurante trabalhando

O segundo caso é que você tem experiência em gestão de restaurante e saberá aproveitar ao máximo a ferramenta certa. Algo que pouca gente menciona é que qualquer ferramenta é tão boa quanto seu usuário, o que também se aplica a softwares de gestão de restaurantes. É por isso que, se você aprender a fazer as coisas manualmente, também poderá aproveitar ao máximo o software de gerenciamento, caso decida mudar eventualmente.

Fatores que você deve considerar ao escolher um fornecedor de software

pontos de interrogação para simbolizar o processo de seleção de PDV

Agora, independentemente de você ser novo na gestão de restaurantes ou um gerente experiente, a primeira coisa que você deve estudar é o seu restaurante. Por que? Porque cada restaurante é diferente e você não pode escolher um software de gerenciamento de restaurante usando as necessidades de outras empresas como guia. Aqui estão algumas perguntas que você deve se perguntar:

  • Quais são as necessidades do meu restaurante?
  • Qual é o meu orçamento?
  • Como gerenciamos a equipe?
  • Como gerenciamos pedidos de entrega e retirada?
  • Como administramos a cozinha?
  • Como gerenciamos a frente da casa?
  • Como gerenciamos a comunicação da equipe?
  • Como gerenciamos o estoque do restaurante?
  • Como gerenciamos o relacionamento com fornecedores?
  • Quais são os processos que ocorrem no restaurante todos os dias?
  • Como interagimos atualmente com os clientes?
  • Quais áreas do negócio precisam de otimização?
  • Quais áreas do negócio não precisam de otimização?

Responda a cada uma dessas perguntas com o máximo de detalhes que puder incluir para poder passar para a próxima etapa. Agora, esses são os fatores que você deve considerar antes de escolher um software de gestão.

  • Ferramentas de software e integrações.
  • Fácil de usar.
  • Facilidade de implementação.
  • Recursos de treinamento de pessoal.
  • Custos mensais e anuais.
  • Suporte ao cliente.

As perguntas anteriores e esses fatores irão ajudá-lo a tomar uma decisão. Recomendo também que você crie uma planilha comparativa com todos esses fatores e diferentes fornecedores de software para poder analisá-los e escolher o melhor.

O caso do Waiterio

waiterio pos em ação

Se você decidir aplicar as recomendações que compartilhei acima, aqui vai outra – considere o sistema POS do Waiterio . Waiterio é uma solução de software interessante que possui vários pontos fortes e recursos que podem ajudá-lo a gerenciar seu restaurante de forma mais eficaz. Aqui estão alguns insights sobre o que torna nosso software um dos melhores, usando os mesmos fatores descritos acima.

Ferramentas e integrações de software

Waiterio possui inúmeras ferramentas que você pode usar para gerenciar seu negócio de alimentação – você pode usar o software para todos os tipos de empresas de alimentação e também para bares e casas noturnas. Aqui está uma lista rápida de todos eles:

  • PDV para empresas de alimentos: Waiterio POS é um sistema POS baseado em nuvem que permite processar pedidos e pagamentos de clientes. Possui diferentes opções de personalização, como adição de impostos locais ou taxas de serviço, e não adiciona taxas extras de processamento. Você também pode aceitar diversos tipos de pagamentos e está vinculado a diversos periféricos de baixo custo, como impressoras térmicas.
  • Menu online: Waiterio permite criar um menu online que pode ser utilizado pelos seus garçons para enviar pedidos diretamente para a cozinha através de uma impressora ou KDS. Também pode ser utilizado por seus clientes por meio de tablets montados em mesas ou em seus próprios dispositivos. Além disso, o cardápio conta com diversas opções personalizáveis como extras, preços, lista de ingredientes, opção de ocultar pratos que não estão disponíveis temporariamente, entre outros.
  • Relatórios e análises: você pode obter e exportar relatórios altamente detalhados para obter insights e gerenciar as vendas e os lucros do seu restaurante.
  • Gerenciamento de mesas: O Waiterio POS possui um sistema de gerenciamento de mesas que ajuda você a rastrear suas mesas e clientes.
  • Painel fácil de usar: o Waiterio POS possui um painel que fornece insights sobre as operações do seu restaurante. Você pode usar o painel para rastrear mesas e estágios de cozimento, garçons e vendas.
  • Criação automatizada de vitrine : você pode criar uma vitrine ou site simples que exiba seu cardápio e permita receber pedidos on-line para entrega e retirada, bem como usá-lo como um menu interno de código QR .
  • Integrações com o perfil da empresa no Google e no Google Maps: o site se integra facilmente aos serviços do Google para mostrar a localização do seu restaurante e receber comentários no perfil da empresa no Google .
  • Gestão de funcionários: você pode usar o Waiterio para monitorar o desempenho do garçom.

E não é só porque estamos sempre trabalhando para melhorar nosso software e adicionar mais recursos.

Facilidade de uso, facilidade de implementação e custo

página de destino do site waiterio pos

Esta é uma das principais vantagens de usar o Waiterio – ele foi projetado para ser intuitivo, fácil de usar e implementar. O lado do software é simples, com uma interface limpa que é semelhante em diferentes plataformas. Aqui estão algumas das vantagens da implementação:

  • Compatibilidade com hardware OEM: Você não precisa de hardware de última geração e de alto preço para usar o Waiterio! Isso se aplica tanto aos periféricos quanto aos dispositivos principais.
  • Compatibilidade com diferentes sistemas operacionais : O aplicativo Waiterio é compatível com iOS, Android, Windows, Linux e MacOS e pode até ser usado online em qualquer dispositivo compatível com navegadores.
  • Fácil de escalar: Este software também é fácil de escalar se você tiver mais de um local. Você pode atribuir sua conta a diferentes restaurantes e terá a opção de diferentes negócios ao fazer login.

Finalmente, há o preço. Waiterio está entre os sistemas POS de restaurante mais acessíveis que você pode obter. Você tem a opção de pagar a assinatura mensal ou anualmente, com um grande desconto aplicado se escolher esta última opção.

Recursos de treinamento de pessoal

Waiterio também vem equipado com funções que você pode atribuir dentro do aplicativo. Dessa forma, você pode limitar o acesso de sua equipe às diferentes guias. Também criamos tutoriais simples para praticamente qualquer coisa que possa ser confusa no aplicativo. Você pode encontrar os vídeos gratuitamente no YouTube e usá-los para aprender e treinar sua equipe – levará apenas alguns minutos!

Suporte ao cliente

Por fim, temos orgulho de ter uma das equipes de suporte ao cliente mais ágeis. Basta entrar em contato e um de nossos representantes responderá a quaisquer perguntas ou dúvidas que você possa ter.

O que fazer depois de implementar um software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem?

A implementação de um software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem é um passo importante para melhorar a eficiência e a lucratividade do seu negócio. Ainda assim, um software como este tem um impacto direto nos processos do seu restaurante – o seu negócio não será o mesmo depois de o utilizar. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer após implementar um software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem para maximizar os benefícios que ele oferece:

  • Treine sua equipe: O primeiro passo é treinar sua equipe sobre como usar o novo software. Isso garantirá que todos estejam na mesma página e que o software esteja sendo usado em todo o seu potencial.
  • Configure relatórios e análises: esses aplicativos vêm com relatórios e análises que você pode usar para monitorar o desempenho do seu restaurante. Reserve algum tempo para configurar esses relatórios e análises para que você possa acompanhar seu progresso ao longo do tempo.
  • Faça alterações em seus processos: o software pode fornecer insights sobre áreas onde seu restaurante pode melhorar. Use essas informações para fazer alterações em seus processos e procedimentos.
  • Obtenha feedback de seus clientes: peça feedback de seus clientes sobre o novo software. Isso o ajudará a identificar quaisquer áreas onde o software pode ser melhorado.

Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar ao máximo seu software de gerenciamento de restaurantes baseado em nuvem. Se você ainda não tem certeza de qual aplicar no seu restaurante, experimente o Waiterio. Temos um excelente teste gratuito que permite que você receba pedidos limitados gratuitamente e tenha acesso a todos os seus recursos. Experimente agora!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes