Como abrir um Food Truck? [Guia Completo]

Como abrir um Food Truck? [Guia Completo]

Como abrir um Food Truck

Postado por Victor Delgadillo a 11 de fevereiro de 2022

Quer abrir um food truck?

Não sabe por onde começar?

Os food trucks vêm conquistando consistentemente seu lugar no setor de restaurantes como um modelo de negócios viável.

Para muitos, possuir um food truck é a resposta para sua busca por independência financeira — talvez você queira um pedaço desse bolo!

Neste artigo vou falar sobre:

  • food trucks e a indústria em geral;
  • como iniciar um food truck e tudo o que você precisa considerar ao fazê-lo;
  • e várias outras coisas que você deve saber antes de abrir esse tipo de negócio.

Este artigo é um guia completo que o ajudará a entender melhor o negócio de food trucks, quer você queira criar um ou apenas aprender mais sobre o assunto.

Vamos começar!

O que é um food truck?

Food truck vietnamita estacionado

Food trucks são veículos ou unidades móveis que estão equipadas para operar como um negócio móvel.

Não precisa necessariamente ser um restaurante, pois muitos tipos de negócios podem ser adaptados ao modelo, como cafeterias, sorveterias, confeitarias e outros negócios.

A unidade deve estar equipada com tudo o que é necessário para funcionar corretamente dependendo do tipo de negócio. Você também precisará ter outras coisas importantes, como ar condicionado e boa iluminação.

Esse veículo deve cumprir várias funções de qualquer negócio de alimentos, como armazenar ingredientes, prepará-los, cozinhá-los e oferecer um atendimento adequado ao cliente.

Vantagens de um food truck

food truck operando em um evento

Os food trucks possuem diversas vantagens em relação aos restaurantes que os tornam um modelo de negócio bastante viável.

Em primeiro lugar, o custo inicial é menor. Para iniciar um restaurante muito pequeno, em média, você precisa ter um orçamento de pelo menos US$ 30 000.

Um food truck pode custar 20% ou até 50% menos dependendo do tipo de food truck, do equipamento necessário, tamanho e outras considerações. Vou detalhar alguns custos específicos mais tarde.

Outra vantagem é que o custo operacional é geralmente menor. Você pode vender pratos simples que não usam ingredientes caros e não exigem muita preparação e trabalho.

A folha de pagamento também é menor, pois um food truck pode funcionar bem com três ou quatro pessoas, dependendo do tamanho e do serviço que oferece.

Também não é necessário pagar aluguel, e se você tiver de pagar em um parque de food trucks, é muito menos do que alugar um espaço comercial.

E, finalmente, é um negócio móvel, então você pode levá-lo para onde quiser para testar o fluxo de clientes, aproveitar festivais e eventos de qualquer tipo para vender mais e muito mais.

Mas é claro que também existem certas desvantagens que você deve saber.

Desvantagens dos food trucks

Os food trucks têm um custo de manutenção diretamente associado à operação do veículo — embora isso não seja um problema se for um trailer.

Esse custo pode ser alto se o veículo quebrar muito. Você também deve adicionar o custo do combustível aos seus custos operacionais, especialmente se você circula muito pela cidade.

Outra desvantagem é que em alguns países não é tecnicamente legal explorar o negócio de um food truck ou as leis não foram adaptadas a esse modelo de negócios bastante novo.

Obter a licença de operação também pode ser um aborrecimento. Se você pensou que teria mais tempo livre tendo um food truck em vez de ter um restaurante, pense novamente! Ser seu próprio chefe requer tempo em qualquer setor.

Uma grande desvantagem é que os food trucks são muito afetados pelo clima, principalmente pelo frio.

O clima frio afeta muito as vendas porque há menos clientes e também pode afetar a operação de equipamentos e funcionários se o negócio não estiver isolado adequadamente.

Como abrir um food truck?

Abertura de food truck azul na Califórnia

Abrir um food truck não é mais fácil do que abrir um restaurante — ainda é um negócio para o qual você precisa se preparar de várias maneiras.

Se você tem interesse em abrir um food truck, abaixo eu detalho os passos que você deve seguir para alcançá-lo.

Deve-se notar que não mencionarei coisas específicas de seu país ou estado, pois certas leis e autorizações são diferentes de um lugar para outro.

1. Estude a oportunidade e a viabilidade antes de iniciar um negócio de food truck

Esse é o primeiro passo que você deve levar em conta na hora de abrir um food truck — ou qualquer tipo de negócio.

Especificamente, eu recomendo que você:

  • estude outros food trucks locais de sucesso;
  • fale com os proprietários dessas empresas para saber mais sobre sua lucratividade ao nível local. Se você tem amigos na indústria, será muito mais fácil começar;
  • pesquise as diferentes ofertas gastronómicas desses negócios;
  • estude os locais, se há parques de food trucks com vários negócios, descubra o custo das vagas e muito mais;
  • e estude os requisitos e autorizações locais para abrir esse tipo de negócio.

Esta etapa inclui basicamente tudo o que você precisa levar em consideração ao criar um plano de negócios. Se você deseja criar um, recomendo que leia nosso artigo sobre como criá-lo para que você possa aprender sobre tudo o que precisa adicionar ao plano.

Este passo é o primeiro porque vai te ajudar a entender a oportunidade que tens pela frente, bem como a entender melhor quanto custará começar na sua cidade e os recursos que estão à sua disposição.

Por fim, você poderá projetar a lucratividade do negócio e saber se é possível gerar lucros a curto, médio ou longo prazo.

Você também precisará de licenças de food trucks.

Obter as licenças necessárias é uma parte muito importante do seu negócio, porque você precisará delas para operar de forma legal. Diferentes municípios, cidades, estados e países têm diferentes autorizações que você deve obter.

Infelizmente, cobrir todas as licenças de food trucks exigidas em todas as partes do mundo é impossível para nós, e também não é exatamente isso que fazemos.

No entanto, cobrimos as licenças que você precisará em algumas grandes cidades — elas podem ajudá-lo como um guia para saber o tipo de licenças que você precisará, mesmo que não more nessas cidades. Confira os artigos abaixo para saber mais:

Você terá de adicionar as taxas das licenças ao orçamento total mais tarde, para descobrir quanto é que elas custarão. Além disso, descubra quanto tempo leva para obtê-las e estude-as rigorosamente.

Você também pode contratar um consultor jurídico para ajudá-lo com as licenças, mas às vezes tudo o que é preciso é paciência — tenha em mente que você não é o único tentando abrir um negócio!

2. Defina o seu conceito e uma oferta gastronómica

taco de food truck e outros pratos simples

O conceito de food truck é muito, muito importante. Nem todos os food trucks são bem-sucedidos porque não atendem a certos requisitos que mencionarei mais adiante — e ter um conceito informal faz parte disso.

Seu conceito é o que vai definir diferentes aspectos do negócio, desde a decoração até os pratos que oferece. Você deve criar um conceito consistente e que atenda às limitações do modelo de negócio.

Por exemplo, talvez você não consiga vender alimentos difíceis de preparar ou que requeiram muitos equipamentos porque o espaço é limitado. A menos, é claro, que seu food truck seja um navio de cruzeiro sobre rodas.

Nesse sentido, deve criar um conceito que seja consistente com o modelo de negócio, e que permita criar uma oferta gastronómica que:

  • seja deliciosa;
  • seja fácil de preparar ou altamente otimizável com "mise en place";
  • não exija muitos equipamentos ou que os equipamentos necessários possam ser acomodados dentro do food truck;
  • seja criativa. Você pode vender apenas um tipo de prato, mas é melhor criar 10, 15 ou 20 variações de um prato base.

Um exemplo fácil de um prato que preenche todos esses requisitos é um cachorro-quente. Você pode criar diferentes molhos, brincar com coberturas, usar diferentes tipos de pão, usar diferentes salsichas e muito mais. E mesmo que você ofereça 20 tipos de cachorros-quentes, em essência, eles são o mesmo prato.

Claro que isso é apenas uma sugestão, já que existem food trucks que preparam todo tipo de refeição sem problemas — como os food trucks que vendem rolinhos de lagosta em Nova Iorque.

3. Crie um orçamento

O orçamento inicial para abrir um food truck varia muito dependendo de muitos fatores. Estas são algumas das perguntas que você deve responder para calculá-lo:

  • você criará seu próprio food truck do zero?
  • você vai comprar um food truck pré-fabricado?
  • que tipo de food truck você tem em mente?
  • que tipo de comida você vai vender?
  • quanto precisa de gastar em equipamentos de cozinha com base na sua oferta gastronómica?
  • quanto você precisa investir no estoque inicial?
  • quanto você deve pagar por aconselhamento jurídico e licenças?
  • quanto você deve pagar aos seus funcionários?
  • quanto você vai pagar de aluguel?

Você também deve economizar algum dinheiro para manter seu negócio enquanto ele ganha popularidade, investir parte do orçamento para criar e aplicar uma estratégia de marketing, e mais dicas que também mencionei no artigo sobre como abrir um restaurante.

4. Obtenha o capital necessário

Este é o principal desafio da maioria dos empreendedores. Por isso é uma boa ideia criar um plano de negócios para encontrar parceiros e investidores.

Há também muitos fatores a serem considerados:

  • custo do food truck;
  • custo do equipamento — se você deve comprá-lo separadamente;
  • custos de alvarás, registro de empresas e assessoria jurídica;
  • custos da folha de pagamento;
  • custos de estoque;
  • custos de aluguel em um estacionamento de food trucks local.

No entanto, a maior barreira é o custo do food truck.

Quais as opções de food truck você já avaliou?

As diferentes opções que você pode ter e que deve investigar em sua área antes de tomar uma decisão são:

A primeira e melhor opção é comprar um food truck personalizado ou pré-fabricado.

Os custos de food trucks pré-fabricados variam muito dependendo de onde você mora. Em geral, o custo pode variar de cerca de US$ 15 000 para os mais simples, até US$ 100 000 para food trucks especializados. Os food trucks moto também podem ser mais baratos, mas também têm menos espaço em comparação com os food trucks convencionais.

Surgiram, em todo o mundo, várias empresas que criam food trucks personalizados por preços relativamente altos, mas que economizarão muito trabalho e tempo no começo do negócio.

A segunda opção é você mesmo criar e equipar o food truck

Mesmo assim, é um projeto que nem todos podem executar sem a experiência e as ferramentas necessárias. Construí-lo também pode prolongar ainda mais a espera para iniciar o negócio e ninguém pode garantir que o resultado seja o melhor ou que atenda aos requisitos locais.

A terceira opção é alugar um food truck

Assim como alugar um espaço comercial, agora existem pessoas alugando food trucks totalmente equipados. Isso pode ajudá-lo a começar o mais rápido possível, medir a lucratividade do negócio e verificar o trabalho com antecedência. No entanto, não é a melhor opção a longo prazo.

Tipos de food truck

Você também deve considerar os diferentes tipos de food trucks que existem. Abaixo vou falar um pouco sobre os tipos de food trucks mais comuns. Leve em conta que isso não tem nada a ver com designs de food trucks!

Mini food truck ou food truck moto

Mini food truck de comida de rua italiana com motocicleta

Mini food trucks são aqueles que podem ser facilmente operados por uma pessoa. Eles têm muito pouco espaço, então costumam preparar poucos pratos ou vários do mesmo tipo.

Podem ser modificados para que seu design inclua motocicletas ou veículos pequenos. Existem também modelos pequenos que podem ser acoplados como pequenos reboques aos mesmos veículos, mas sem que estes façam parte do design.

São os mais baratos, mas também ótimos para administrar negócios itinerantes de baixo custo, como cafeterias, lojas de doces e muito mais.

Food trucks modificados

Esses food trucks são modelos pequenos geralmente criados a partir de vans — a van Volkswagen de 1950 e a van do tipo UPS são muito famosas, embora possam ser criadas a partir de outros modelos.

Estes têm um pouco mais de espaço do que um mini food truck, para que possam acomodar mais equipamentos e uma equipe de duas pessoas para trabalhar.

O custo desses modelos é relativamente baixo, embora isso também dependa das modificações e equipamentos.

Uma coisa a considerar é que eles podem ter um custo alto de manutenção, especialmente se tiverem o motor original — o melhor é você comprar um com um motor reconstruído ou novo e bem ajustado.

Trailer food truck

Trailer food truck estacionado numa ruazinha

Os trailers geralmente são pré-fabricados e têm muito mais espaço — embora também dependa do tamanho.

Poderá encontrar uma grande variedade em tamanhos e repartições, o que facilita a sua adaptação para que tenham mais equipamentos, aumentando a sua oferta gastronómica.

Também são mais baratos que os modelos motorizados. Mas isso é uma desvantagem porque você precisará ter um veículo para rebocá-los, pois eles não se movem sozinhos.

Food trucks originais

Food truck de tacos mexicanos

Os food trucks originais geralmente são criados a partir de autocaravanas ou veículos recreativos. Eles têm mais espaço, assim como os trailers, para que possam acomodar até quatro pessoas em sua cozinha nos caminhões maiores.

Estes têm a vantagem de poderem se deslocar sem a necessidade de outro veículo para cumprir essa função.

Custo médio para iniciar um food truck

Em média, da Argentina ao Canadá, criar um negócio de food truck custa entre:

  • US$ 20 000, sendo este o custo de iniciar um food truck com o mínimo necessário para funcionar;
  • US$ 200 000, sendo este o custo de um food truck bem equipado e de bom tamanho. Embora possam ser mais caros.

Tenha em mente que estas são médias gerais. Você sempre poderá adequar melhor seus custos de inicialização à sua situação específica, começando com food trucks e equipamentos usados, com modelos menores, alugando um, ou outra situação diferente.

Depois de ter um orçamento estimado, você deve começar a economizar, obter capital por meio de empréstimos, parceiros ou investidores. Se você estiver procurando por capital externo, novamente, um plano de negócios é fundamental.

Deve-se notar que, quer você compre seu food truck pré-fabricado ou o construa você mesmo, deve certificar-se de que:

  • considera o tempo de inicialização do negócio. Mesmo as empresas que constroem food trucks personalizados podem levar de 3 meses a um ano para concluí-los;
  • garante que o food truck esteja em conformidade com os requisitos e regulamentos de segurança locais;
  • obtém as licenças de operação e toda a documentação necessária.

Todo esse processo pode levar mais de um ano — pode levar alguns meses se você alugar um food truck. É por isso que você deve ter certezas quando começar a planejar!

5. Ajuste os detalhes — outras coisas a serem consideradas antes de iniciar um food truck

Food truck mexicano colorido chamado de food truck do diabo

Agora que você já deu os passos anteriores e já tem seu food truck pronto, é hora de começar o seu negócio. Este é um momento muito emocionante, e não importa o que aconteça, você precisa permanecer realista e no momento.

Você deve se preparar para a abertura da seguinte maneira:

  • contratação de cozinheiros;
  • treinamento de equipe no fluxo de trabalho do food truck. É uma boa ideia que eles aperfeiçoem o processo de preparação do prato;
  • compra de todos os suprimentos necessários para o primeiro dia ou a primeira semana;
  • estabelecimento de um sistema de ponto de venda para o seu food truck;
  • definição do horário de funcionamento;
  • escolha de um local competitivo, de preferência cercado por outros negócios do mesmo gênero que já estejam recebendo tráfego constante.
  • e mais. Esses cuidados são semelhantes aos da inauguração de um restaurante.

Você também precisa preparar seu negócio para a abertura, criando uma estratégia de marketing e um plano de ação:

  • antes de abrir, você pode iniciar o marketing nas mídias sociais com uma estratégia simples que mostra às pessoas suas ofertas e conceito de alimentos;
  • você pode criar promoções de abertura para maximizar sua divulgação;
  • você pode se juntar a outros proprietários de food trucks para melhorar seu tráfego;
  • você pode usar o marketing de influenciadores para começar a atrair a atenção de seus seguidores;
  • você pode criar um site simples que permite receber pedidos online com menu digital e muito mais.

Algo que é altamente recomendado é que você comece a estabelecer relacionamentos com outros donos de food trucks.

Em geral, a comunidade de food trucks é bastante familiar, amigável e possuem objetivos comuns. Eles buscam a liberdade econômica, satisfazendo sua paixão pela culinária e pelo trabalho honesto. Se você demonstrar esses valores desde o primeiro dia, em vez de ver outros negócios como seus inimigos ou concorrentes, eles certamente o acolherão.

Observação: Waiterio pode te ajudar a gerenciar seu food truck!

5 coisas que você deve saber antes de iniciar um food truck

food truck formato padaria que vende mini donuts

Agora vou falar sobre cinco coisas que você deve saber antes de abrir um food truck. Há centenas de coisas que você deve saber — estou apenas começando a conversa!

1. Começar um food truck não é mais fácil do que abrir um restaurante

Esse é um erro bastante comum entre pessoas que não têm experiência nesse tipo de negócio ou em negócios em geral. Se você pensa assim, terá uma surpresa muito desagradável..

A gerência de um food truck é a mesma de um restaurante ou mais complicada por vários motivos:

  • é um espaço menor;
  • é um pouco mais limitado em termos de oferta gastronómica;
  • também podem lucrar menos do que um negócio tradicional em algumas regiões;
  • também podem não ter a regulamentação em dia em sua região;
  • pode ser difícil obter as licenças necessárias para operá-los;
  • e muito mais.

Além disso, o trabalho não é menor. Abrir um food truck significa trabalhar o mesmo ou mais do que em um restaurante, especialmente se você precisar encontrar um local diariamente antes do serviço e depois conduzir o food truck de volta para o local onde vai ficar guardado, limpá-lo e muito mais.

Isso pode se tornar rapidamente num desafio difícil, por isso é importante que você tenha o apoio de parceiros e funcionários responsáveis.

2. Você está totalmente errado se acha que iniciar um food truck não é lucrativo

Esse é um erro comum cometido por pessoas que podem ter experiência com restaurantes ou que são mais conservadoras em relação aos negócios de no sector alimentício.

A verdade é que um food truck que atende aos seguintes requisitos pode gerar mais lucros do que um restaurante:

  1. estar bem localizado onde muitas pessoas possam visitar;
  2. ter uma oferta gastronómica única e deliciosa;
  3. ter baixos custos operacionais ajustados ao volume de vendas;
  4. ter uma boa estratégia de marketing;
  5. operar de uma forma eficiente e organizada;
  6. e ter um excelente atendimento ao cliente.

Se você conseguir equilibrar todas essas coisas, terá um food truck que pode facilmente gerar muito mais do que um restaurante local. Além disso, se você considerar a ideia de expandir seus negócios, poderá criar uma franquia de food trucks e maximizar ainda mais seus lucros.

Isso é algo que poucas pessoas mencionam, mas graças à lucratividade e aos baixos custos iniciais, você pode criar uma frota de food trucks mais facilmente do que abrir vários restaurantes.

Claro, tudo isso leva tempo.

3. É possível que um food truck não gere lucro no primeiro ano

Um food truck pode não ter lucro em seu primeiro ano de operação. No entanto, isso não significa que você não vai ganhar dinheiro, ou que isso seja diferente dos restaurantes tradicionais. Também não significa que você não possa cobrir suas despesas, principalmente se cumprir alguns dos requisitos do ponto anterior.

Se você atender a todos os requisitos que mencionei acima desde o primeiro dia, poderá recuperar facilmente seu investimento em cerca de seis meses ou um ano.

E, claro, você tem que dar o seu melhor e fazer um esforço real para garantir que você o consegue!

4. Food trucks não funcionam bem em todos os lugares

Isso é verdade, os food trucks podem não funcionar bem em todos os lugares.

Alguns exemplos são:

  • se você mora em um lugar onde os food trucks não fazem parte da cultura popular e das ruas. Alguns países ou cidades são mais conservadores, então isso diminui o tamanho do público disposto a comer no seu negócio;
  • se você mora em um lugar onde o clima não é favorável. Você pode ter que reconsiderar se estiver nevando, muito quente ou com muito vento e outros problemas que o impedirão de abrir seu negócio constantemente;
  • se você mora em um lugar onde os food trucks não são bem regulamentados ou não são permitidos. Também pode ser o caso de serem fortemente regulamentados e obter licenças de operação é extremamente difícil ou caro.

Esses problemas podem causar muitas dores de cabeça, tornando esse modelo de negócio não tão viável, ou simplesmente impossível.

5. Você deve criar um sistema de gerenciamento/administração para seu food truck

Isso mesmo! Só porque tem um food truck não significa que você não precisa atender a certos requisitos de gerenciamento em seu negócio. Você deve ter em atenção:

  • os custos de produção e vendas;
  • os custos da folha de pagamento;
  • os preços de venda e rentabilidade dos seus pratos;
  • os custos de taxas;
  • e muito mais.

Também é recomendado que você tenha um sistema de inventário de food trucks. Você pode não ser capaz de ter o estoque sempre completo. É por isso que você precisará criar um sistema de armazenamento em casa para manter seu estoque organizado e os alimentos armazenados adequadamente.

É uma boa ideia comprar vários itens que tem hábito de utilizar em seu negócio e armazená-los, para que você tenha um estoque de emergência sempre garantido.

Tudo isso é vital para a gestão de qualquer negócio, incluindo food trucks.

Começar um negócio de food truck é lucrativo?

A resposta a esta pergunta é mais complexa do que um sim ou não. Assim como qualquer outro negócio, um food truck pode ser lucrativo se você conseguir fazer com que isso aconteça. Como? Com as práticas de gestão corretas.

Você pode ganhar muito dinheiro com um food truck se cumprir os seis requisitos que mencionei acima.

Mas, se você não atender a esses requisitos, será muito mais difícil fazê-lo e, de fato, poderá perder dinheiro e não recuperar seu investimento. Ou pior ainda, ser forçado a fechar o negócio.

Você está pronto para começar seu negócio de food truck? Espero que este artigo tenha sido útil para você!

Expanda o seu negócio alimentar com Waiterio POS

Junte-se a 40.000 restaurantes usando o sistema waiterio de ponto de venda

The online ordering has been the perfect tool, especially with the ongoing COVID-19 pandemic as customers choose to limit face to face interaction. We have grown food delivery by over 112% which is solely due to the use of the free online ordering website.

- Matthew Johnson (Owner of MrBreakFastJa, Jamaica)

Download grátis

Artigos recentes